publicidade

Projeto em Anápolis aproxima autoras e leitoras pelo protagonismo feminino

O evento oferece uma programação gratuita para que elas sejam mais reconhecidas e lidas
4c2c810f-e0c6-4c25-8319-e8aab96283ec

0:00

Nas estantes dos clássicos e referências modernas nas bibliotecas quase não se encontram mulheres que marcam estes espaços na História. Chegou o momento de mudar isso! O projeto Damas Literárias – Protagonismo Feminino na Literatura acontece em Anápolis, neste final de semana, nos dias 5 e 6 de julho, na Casa Flamingo, no bairro Jundiaí. Com palestras, oficinas e mesas redondas que percorrem conteúdos como a biografia de autoras, o apagamento do pioneirismo feminino na literatura nacional e outros temas. Sem faltar a formação para interessadas em entrar no mundo da escrita. Este projeto é contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal, via Prefeitura de Anápolis.

A iniciativa é um mergulho nas questões e nos desafios que as mulheres enfrentam na literatura, seja para escrever e publicar, seja também no resgate da memória de autoras importantes para a literatura nacional e local. A programação totalmente gratuita é composta de palestras, mesas redondas e oficinas, recomendada o público a partir de 16 anos. Não há uma quantidade de vagas e nem a necessidade de realizar inscrições, somente chegar no local, dia e horário para ingressar (Confira ações e horários ao final da matéria).

“Queremos encorajar as mulheres anapolinas a começar ou a continuar aqueles projetos literários ou que de alguma forma envolvam a escrita”, explica a proponente do projeto, Yasmin Borges. As ações são capitaneadas por autoras locais que já publicam localmente ou atuam de forma independente com textos literários. A escritora Simone Athayde é membro da União Literária Anapolina (ULA), da Academia Anapolina de Letras (Alea) e da União Brasileira de Escritores – sessão Goiás. Ela conduz duas ações que são a oficina “Escrita Criativa: Como desenvolver boas narrativas literárias” e a palestra “Processo Criativo: Métodos e Abordagens na Construção das Obras”.

A autora, editora, designer e comunicadora Beatriz Feitosa ministra a oficina “Autopublicação e Divulgação: Ferramentas para Publicação Independente” e a palestra “Construção de personagens negras nos livros”. Outra autora é Izildinha Porto que faz parte da Academia de Letras do Brasil, seccional Anápolis (ALBA), ULA e da Alea, trazendo a palestra “O papel das Mulheres Negras na Literatura Brasileiras”. A proponente Yasmin Borges media uma roda de conversa com o tema central que é “O amor negro na literatura escrita por mulheres” e a outra mesa de diálogo entre escritoras e presentes é “Mulheres que Fazem Literatura Marginal”.

Foto: Rayane Moura

Identidade

“Temos um recorte que é a questão negra e a fazemos porque entendemos que o acesso à leitura e à publicação se tornam ainda mais difícil para as mulheres negras, mas todas elas estão convidadas independente de sua cor ou identidade sexual”, explica Yasmin. A proponente destaca também a inclusão, ao propiciar a acessibilidade ao evento através de tradução em LIBRAS, como também as facilidades para questões de mobilidade.

Programação Completa    

Local do Evento: Casa Flamingo – Rua Coronel Zeca Louza, nº161, Bairro Jundiaí

05/07/25

09h às 13h – Oficina: “Escrita Criativa: Como desenvolver boas narrativas literárias” com Simone Athayde

13h às 14h00 – Intervalo / Almoço

14h00 às 16h00 – Palestra: “O papel das Mulheres Negras na Literatura Brasileiras” com Izildinha Aparecida Almeida Porto

16h15 às 18h00 – Mesa Redonda: “O amor negro na literatura escrita por mulheres” – Mediação: Yasmin Borges

18h15 às 20h15 – Palestra: “Construção de personagens negras nos livros” com Beatriz Gonçalves Feitosa

06/07/25

09h às 13h00 – Oficina: “Autopublicação e Divulgação: Ferramentas para Publicação Independente” com Beatriz Gonçalves Feitosa

13h às 14h00 – Intervalo / Almoço

14h00 às 16h00 – Mesa Redonda: “Mulheres que fazem literatura marginal” – Mediação: Interplanetária

16h15 às 18h15 – Palestra: “Processo Criativo: Métodos e Abordagens na Construção das Obras” com Simone Athayde

18h30 – Encerramento do evento c/ convidadas a declamar ou palco aberto.

Serviço:

Evento: Damas Literárias – Protagonismo Feminino na Literatura

Data: 5 e 6 de julho de 2025

Horários e Ações: Ver Programação Completa

Local: Casa Flamingo – Rua Coronel Zeca Louza, nº161, Bairro Jundiaí

Classificação indicativa: Recomendado para maiores de 16 anos

Inscrições: Não há limite de vagas

Informações: @damasliterarias_

Assessoria de Imprensa: Luiz Eduardo Rosa – (62) 98261-6314 [whatsapp]

Publicidade

↑ Topo

Digite o que você está procurando no realidadedopovo.com.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors